Espondilite Anquilosante

O que é?

A Espondilite Anquilosante é uma doença reumática inflamatória crónica que afeta as articulações da coluna vertebral e que atinge cerca de 50 mil pessoas em Portugal. Embora seja uma doença crónica, a Espondilite Anquilosante tem tratamento, sendo essencial procurar aconselhamento junto de um reumatologista e ter uma prática diária de atividade física.

A Espondilite Anquilosante manifesta-se sobretudo através de dores nas costas e dificuldade na mobilização. O início é gradual, sendo uma dor difícil de definir, que se sente, sobretudo, na região lombar ou nádegas, que pode alastrar para a face posterior das coxas.

Os sintomas são mais intensos da parte da manhã ou a seguir a um período de repouso. Quando a pessoa inicia a sua atividade normal existe alívio e até desaparecimento da dor.

Como a Espondilite Anquilosante é uma doença sistémica, outros órgãos do corpo podem ser afetados. Por vezes, algumas pessoas têm febre, falta de força, fadiga, perda de apetite, sintomas que podem revelar-se até mais incapacitantes do que as próprias dores. Há uma diminuição da função pulmonar pela diminuição da elasticidade do tórax, pelo que se recomenda que quem sofra desta doença evite fumar.

Com a evolução da doença, a dor e a rigidez podem evoluir para a coluna dorsal e cervical, fazendo com que as vértebras se fundam. Desta forma, a coluna perde flexibilidade e torna-se rígida, provocando limitação dos movimentos.

Saiba mais em anea.org.pt

WP Feedback

Dive straight into the feedback!
Login below and you can start commenting using your own user instantly